blogico
blogico


O Acidental
Agonizando
Anjos e Demónios
O Barnabé
Basilisco
Cabo Raso
carnavalesca
cartas do atlântico
Cataplum
Catarro Verde
Cerveja blog
chá das cinco
Claudio Humberto
Contra a Corrente
De gustibus non est disputandum
Diacrônico
Direita
Eduardo Carvalho
O Espectador
Filthy McNasty
Foretells
FYI
Gávea
H Gasolim Ultramontano
Homem a Dias
Janer Cristaldo
jardim de alhures
Jorge Nobre
JPCoutinhoCOM
Mark Steyn
marola
miniscente
Na cara do gol
Nariz Gelado
Not Tupy
Nove de Copas
Pensamentos Imperfeitos
Politicamente Incorreto
puragoiaba
Reinaldo Azevedo
Resistência
Rodrigo Constantino
Rua da Judiaria
As semanas
sic
Os suspiros de Salvador
A Torre de Marfim
A Última Ceia
Wunderblogs
Yabbai




e-mail
use moderadamente












Rafael/Male/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Itaim, speaks Portuguese and English. Uses a Faster (1M+) connection. And likes History/Arts.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Itaim, Portuguese, English, Rafael, Male, 26-30, History, Arts.



quarta-feira, julho 17, 2002

"Muitos de nossos intelectuais não abandonaram o sonho de que sociedades podem ser desmanteladas e rejuntadas num plano superior. Não conseguem se abster de imaginar que um 'Ano Zero' possa ser uma coisa boa, que uma sociedade racional sem os grilhões da história possa um dia ser construída. Existe um pequeno e terrível Pol Pot dentro de cada um deles. Entretanto, sua disposição em inventar desculpas para uma ditadura que promete realizar seus heroísmos intelectuais cresce na proporção direta à distância física entre eles mesmos e o país em questão. Acredito que esta observação tem a verdade de uma lei da natureza que satisfaria o mais rígido critério científico de verificação."
Do jornalista polonês Radek Sikorski, no seu excelente Dust of the Saints. Está falando sobre a política soviética no Afeganistão, e o apoio e justificativa que muitos "intelectuais" deram à ocupação russa, ignorando a imensa devastação e terror inflingido na população local, que até hoje deixou marcas profundas, e que Radek vivenciou de perto quando se infiltrou lá no ano de 1986. O livro relata essa sua experiência, e o recomendo ardorosamente a qualquer um que tenha um mínimo de interesse no assunto. "Poeira dos santos" é como os afegães chamam a célebre cidade de Herat, que Sikorski visita, infiltrado na guerrilha mujaheddin e passando por bombardeios e situações terríveis, para investigar o estado atual da Mesquita da Sexta-Feira, uma maravilha da humanidade da qual só restam (se é que ainda restam) cinco de seus 12 minaretes. A cidade foi o centro da mais esplêndida cultura muçulmana em toda a Ásia Central, a dinastia dos Timuridas; considerada por muitos como a Florença de seu tempo, foi progressivamente destruída por ondas de invasores, dos mongóis aos russos, passando pelos 'civilizados' britânicos.
posted by Blógico | 8:52 PM |

Placeholder footer data here. Powered by Blogger!