blogico
blogico


O Acidental
Agonizando
Anjos e Demónios
O Barnabé
Basilisco
Cabo Raso
carnavalesca
cartas do atlântico
Cataplum
Catarro Verde
Cerveja blog
chá das cinco
Claudio Humberto
Contra a Corrente
De gustibus non est disputandum
Diacrônico
Direita
Eduardo Carvalho
O Espectador
Filthy McNasty
Foretells
FYI
Gávea
H Gasolim Ultramontano
Homem a Dias
Janer Cristaldo
jardim de alhures
Jorge Nobre
JPCoutinhoCOM
Mark Steyn
marola
miniscente
Na cara do gol
Nariz Gelado
Not Tupy
Nove de Copas
Pensamentos Imperfeitos
Politicamente Incorreto
puragoiaba
Reinaldo Azevedo
Resistência
Rodrigo Constantino
Rua da Judiaria
As semanas
sic
Os suspiros de Salvador
A Torre de Marfim
A Última Ceia
Wunderblogs
Yabbai




e-mail
use moderadamente












Rafael/Male/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Itaim, speaks Portuguese and English. Uses a Faster (1M+) connection. And likes History/Arts.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Itaim, Portuguese, English, Rafael, Male, 26-30, History, Arts.



domingo, dezembro 29, 2002

Os imparciais
Ainda sobre esse assunto indigesto, jornalistas (perdão, leitores), é fácil constatar como essa tal imparcialidade que gostam tanto de apregoar, e que é ensinada com tanto fervor nas faculdades de jornalismo, não passa da uma deslavada farsa, uma odiosa fachada, uma máscara, que longe de esconder, apenas maquia, mal e porcamente, as ideologias, opiniões e ódios dessas pessoas. Tomo como exemplo a edição de hoje do UOL:
"Tropas israelenses matam criança palestina na Cisjordânia." diz a chamada de capa. Além de divulgar de maneira quase que criminosa a propaganda palestina - é fato mais que comprovado que essa é uma tática baixa usado por Arafat e sua galera, a de propagar que crianças e velhos feridos, muitas vezes por bombas e tiroteios palestinos, foram na verdade atingido pelos maus e perversos soldados israelenses - podemos encontrar no que se chamaria nas repulsivas redações brazucas de "corpo" da matéria o seguinte trecho:
"Com a atenção mundial voltada para uma possível guerra no Iraque, a violência entre israelenses e palestinos ressurgiu desde que forças de Israel mataram oito palestinos em operações contra militantes na Cisjordânia e na Faixa de Gaza na quarta e quinta-feiras."
A evidente omissão de quem seriam esses "oito palestinos" - na verdade líderes terroristas, com sangue nas mãos, que já deveriam estar embaixo da terra há muito tempo atrás - prepara o terreno para o prosseguimento da farsa, no parágrafo seguinte:
"No mais recente ato, Abdel-Karim Salameh, de 11 anos, foi atingido na cabeça e morto na cidade de Tulkarm enquanto voltava da escola para casa. Um outro menino teria ficado ferido.
No sábado, soldados israelenses mataram uma criança de nove anos na cidade de Khan Younis, em Gaza, segundo fontes palestinas."

Pronto. Está estabelecida a conclusão, na cabeça do leitor desavisado - o exército israelense está, sem motivo aparente algum, entrando nas cidades palestinas e massacrando criancinhas indefesas. Logo, os israelenses são malvados, os vilões da história. Os judeus são junto com os americanos os maiores opressores do mundo, e os palestinos, como todos os muçulmanos, as grandes vítimas do mundo moderno. É claro que não poderia faltar a referência à Guerra do Golfo, "tática sionista" para distrair a atenção da mídia enquanto Israel faz o que bem quer.

Agora eu pergunto: o que há de imparcial nesta matéria? Nada, nem mesmo o seu título.
posted by Blógico | 11:58 AM |

Placeholder footer data here. Powered by Blogger!