blogico
blogico


O Acidental
Agonizando
Anjos e Demónios
O Barnabé
Basilisco
Cabo Raso
carnavalesca
cartas do atlântico
Cataplum
Catarro Verde
Cerveja blog
chá das cinco
Claudio Humberto
Contra a Corrente
De gustibus non est disputandum
Diacrônico
Direita
Eduardo Carvalho
O Espectador
Filthy McNasty
Foretells
FYI
Gávea
H Gasolim Ultramontano
Homem a Dias
Janer Cristaldo
jardim de alhures
Jorge Nobre
JPCoutinhoCOM
Mark Steyn
marola
miniscente
Na cara do gol
Nariz Gelado
Not Tupy
Nove de Copas
Pensamentos Imperfeitos
Politicamente Incorreto
puragoiaba
Reinaldo Azevedo
Resistência
Rodrigo Constantino
Rua da Judiaria
As semanas
sic
Os suspiros de Salvador
A Torre de Marfim
A Última Ceia
Wunderblogs
Yabbai




e-mail
use moderadamente












Rafael/Male/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Itaim, speaks Portuguese and English. Uses a Faster (1M+) connection. And likes History/Arts.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Itaim, Portuguese, English, Rafael, Male, 26-30, History, Arts.



quinta-feira, outubro 14, 2004

Democracia para crianças
Um profundo mal-estar me veio agora pouco, enquanto eu assistia o debate entre Marta Suplicy e José Serra ontem na Bandeirantes; e comecei inevitavelmente a lembrar do último debate entre Kerry e Bush que eu tinha visto no dia anterior. É fato: não há sequer como começar a comparar o nível dos debates políticos realizados aqui no Brasil e os dos EUA; diria mesmo que devemos estar anos-luz atrás de qualquer outra democracia ocidental de relevância no mundo.
O duro é ter que ouvir, depois das eleições realizadas, um ou outro apalermado repetindo por aí que vivemos "uma democracia madura", e que, apenas por utilizarmos aparelhinhos idiotas na hora de votar, temos uma eleição melhor que a americana. Só a importância que "políticos" como Marta Suplicy têm por aqui - e o fato de ela ter tantos eleitores quanto tem - já mostram a completa imaturidade do cenário político no nosso país. Até quando estaremos sendo governados por essa gentinha? Até quando seremos governados por pessoas que, ao invés de discutir civilizadamente e utilizar o espaço disponível em tais debates para apresentar ao eleitor propostas políticas minimamente coerentes, preferem fazer disso tudo um show demagógico? Hoje Marta não saiu disso: esquivou-se inteiramente do duelo de idéias e argumentos, utilizou-se incessantemente de ataques ad hominem ao adversário e ignorou sem a menor cerimônia as questões de Serra sempre que lhe foi conveniente. Sem falar que, horror dos horrores, nossos debates dispõem de claques - cabos eleitorais, aquela espécie tão sórdida e vil de ser humano, aplaudindo e urrando incessantemente cada vez que o candidato que lhes pagou uma cerveja e uma quentinha solta alguma pérola demagógica.
Seria demais pedir que a gente se limitasse a imitar o bom dos EUA - nesse caso, o respeito dos candidatos tanto pelos oponentes, quanto pelo espectador, e a civilidade tanto dos candidatos quanto daqueles que assistem o debate in loco? Mas é tanta palhaçada, esculhambação, e desrespeito com o eleitor, que mais parece que a real intenção das redes de TV que organizam os debates é antes este circo hediondo, estas discussõezinhas bestas, do que a real exposição de idéias e soluções.

Placeholder footer data here. Powered by Blogger!