blogico
blogico


O Acidental
Agonizando
Anjos e Demónios
O Barnabé
Basilisco
Cabo Raso
carnavalesca
cartas do atlântico
Cataplum
Catarro Verde
Cerveja blog
chá das cinco
Claudio Humberto
Contra a Corrente
De gustibus non est disputandum
Diacrônico
Direita
Eduardo Carvalho
O Espectador
Filthy McNasty
Foretells
FYI
Gávea
H Gasolim Ultramontano
Homem a Dias
Janer Cristaldo
jardim de alhures
Jorge Nobre
JPCoutinhoCOM
Mark Steyn
marola
miniscente
Na cara do gol
Nariz Gelado
Not Tupy
Nove de Copas
Pensamentos Imperfeitos
Politicamente Incorreto
puragoiaba
Reinaldo Azevedo
Resistência
Rodrigo Constantino
Rua da Judiaria
As semanas
sic
Os suspiros de Salvador
A Torre de Marfim
A Última Ceia
Wunderblogs
Yabbai




e-mail
use moderadamente












Rafael/Male/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Itaim, speaks Portuguese and English. Uses a Faster (1M+) connection. And likes History/Arts.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Itaim, Portuguese, English, Rafael, Male, 26-30, History, Arts.



quarta-feira, novembro 10, 2004

Não matarás? Já mataram!
Não MatarásEm Roterdã um artista revoltado com o assassinato do cineasta Theo Van Gogh resolveu expor seu protesto fazendo um mural em um muro da cidade, com o mandamento bíblico "não matarás". O protesto teria passado desapercebido, não fosse a revolta de um religioso de uma mesquita próxima, que notificou a polícia por ter achado o tal mural ofensivo e racista. O mural foi prontamente apagado, e um jornalista que tentou protestar contra a atitude da polícia, preso.

Isso mesmo: para o clérico muçulmano, "não matarás" é ofensivo. Será que o que o ofendeu foi a frase do mural em si, ou o fato dele estar perto da mesquita, como se fosse uma "indireta" pra comunidade? Se sentiu ofendido com a mensagem do mural, como que afirmando que "na minha religião pode, e aí, vai encarar?", ou apenas saiu em defesa da honra de seus correligionários? Não sei dizer. Mas isso tudo diz muito sobre a incompatibilidade do ethos da religião islâmica com os tempos que vivemos, e talvez diga ainda mais sobre a prontidão com que autoridades de países ocidentais, principalmente os europeus, estão dispostos a esquecer os próprios valores em que estes mesmos países foram criados -- só pra não aborrecer os recém-chegados. É o legado terrível das políticas no mínimo míopes, de governos de esquerda há décadas atrás, que acreditavam piamente que respeitar os direitos humanos e tolerar os povos diferentes equivalia a ser excessivamente aberto à imigração e ao pregar um multiculturalismo servil e suicida.

Placeholder footer data here. Powered by Blogger!