blogico
blogico


O Acidental
Agonizando
Anjos e Demónios
O Barnabé
Basilisco
Cabo Raso
carnavalesca
cartas do atlântico
Cataplum
Catarro Verde
Cerveja blog
chá das cinco
Claudio Humberto
Contra a Corrente
De gustibus non est disputandum
Diacrônico
Direita
Eduardo Carvalho
O Espectador
Filthy McNasty
Foretells
FYI
Gávea
H Gasolim Ultramontano
Homem a Dias
Janer Cristaldo
jardim de alhures
Jorge Nobre
JPCoutinhoCOM
Mark Steyn
marola
miniscente
Na cara do gol
Nariz Gelado
Not Tupy
Nove de Copas
Pensamentos Imperfeitos
Politicamente Incorreto
puragoiaba
Reinaldo Azevedo
Resistência
Rodrigo Constantino
Rua da Judiaria
As semanas
sic
Os suspiros de Salvador
A Torre de Marfim
A Última Ceia
Wunderblogs
Yabbai




e-mail
use moderadamente












Rafael/Male/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Itaim, speaks Portuguese and English. Uses a Faster (1M+) connection. And likes History/Arts.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Itaim, Portuguese, English, Rafael, Male, 26-30, History, Arts.



sábado, abril 02, 2005

REQVIESCAT IN PACE
Definitivamente é uma época de relevância incomparável na história recente do homem; no espaço de poucos anos presenciamos inúmeros fatos históricos que serão lembrados por décadas, ou mesmo séculos, como o maior atentado terrorista de todos os tempos e uma das maiores catástrofes naturais já documentadas. Agora vai-se uma das figuras-chave dos últimos 50 ou 100 anos - uma espécie de "porta-voz" da civilização ocidental, uma pessoa que deu dimensão e vigor novos a uma igreja católica que definhava; um papa tão histórico que já foi chamado por autoridades eclesiásticas de "Grande", passados apenas alguns dias de sua morte; um homem que soube lutar pelo que acreditava sem se render às estúpidas pressões dos lobbies politicamente corretos tão típicos destes tempos bundões. Nele, o que alguns chamaram de "conservadorismo" nada mais foi do que um natural apego aos preceitos básicos de sua crença, uma ferrenha e compreensiva defesa dos valores mais elementares de sua religião. Foi uma figura histórica para católicos e não-católicos, cristãos e não-cristãos alike.

Seguramente o novo papa enfrentará muito mais críticas que o atual, já que a imagem de bom velhinho fragilizado por inúmeras maladias que João Paulo II passou durante os últimos 20 anos o tornou "imune", de certa maneira, às críticas contra as posições conservadoras de seu papado - que eram em geral dirigidas à entidade de sua igreja, como um todo, e não à pessoa de Sua Santidade. Será interessante ver como seu sucessor lidará com isso.

Para a tristeza dos brazucas que adoram torcer pra tudo (até pra Papa tem torcida!), não acho que o arcebispo de São Paulo será eleito. Minha aposta vai pro Ratzinger, ou prum italiano. Ou quem sabe ainda um cardeal americano, pra tentar recuperar a credibilidade do catolicismo no seu terceiro maior "mercado".

Placeholder footer data here. Powered by Blogger!