blogico
blogico


O Acidental
Agonizando
Anjos e Demónios
O Barnabé
Basilisco
Cabo Raso
carnavalesca
cartas do atlântico
Cataplum
Catarro Verde
Cerveja blog
chá das cinco
Claudio Humberto
Contra a Corrente
De gustibus non est disputandum
Diacrônico
Direita
Eduardo Carvalho
O Espectador
Filthy McNasty
Foretells
FYI
Gávea
H Gasolim Ultramontano
Homem a Dias
Janer Cristaldo
jardim de alhures
Jorge Nobre
JPCoutinhoCOM
Mark Steyn
marola
miniscente
Na cara do gol
Nariz Gelado
Not Tupy
Nove de Copas
Pensamentos Imperfeitos
Politicamente Incorreto
puragoiaba
Reinaldo Azevedo
Resistência
Rodrigo Constantino
Rua da Judiaria
As semanas
sic
Os suspiros de Salvador
A Torre de Marfim
A Última Ceia
Wunderblogs
Yabbai




e-mail
use moderadamente












Rafael/Male/26-30. Lives in Brazil/São Paulo/São Paulo/Itaim, speaks Portuguese and English. Uses a Faster (1M+) connection. And likes History/Arts.
This is my blogchalk:
Brazil, São Paulo, São Paulo, Itaim, Portuguese, English, Rafael, Male, 26-30, History, Arts.



sexta-feira, setembro 14, 2007

Il suo mistero è chiuso in se
E morreu o gordaço. Em artigo hoje pra Folha de SP, Cony chama a voz do Pavarotti de "bonita". Sinceramente, não consigo entender que tipo de surdez seletiva faria com que uma pessoa que já ouviu a voz de Gigli ou Caruso -- e, se não me engano, até as elogiou -- chamar aquele ruído monotônico de "uma voz bonita". Pavarotti conseguia apenas gritar, com uma intensidade ensurdecedora, um ou outro agudo mais flashy, sem nem ter a precisão necessária para tanto. Seu repertório, que nunca passou das óperas mais poponas de Verdi e Puccini, passou lentamente para música popular italiana de quinta; aliás, graças a ele e aos outros Três Patetas, muita gente (especialmente no Brasil) acha que O sole mio e Funiculì funiculà é ópera, ou urrar furiosamente um dó de peito é virtuosismo operístico.

Pavarotti nunca foi um cantor bom; algumas imagens em preto-e-branco mostram que ele tinha algum potencial, quando jovem, mas sua voz acabou tendo planos diferentes para sua carreira e ele desenvolveu aquele timbre desagradável, que o Paulo Francis certa vez comparou a um "ralo sendo desentupido". Quem gosta mesmo de ópera não o suporta. Prova disso são as vezes em que foi escorraçado do Scala de Milão, sob vaias gerais, como aliás seu grande amigo Roberto Alagna o foi recentemente. Cantores como ele e Carreras fizeram mais mal do que bem à ópera e à música clássica, perpetuando o estereótipo ridículo do cantor gordalhão e estreloso, todo histriônico e cheio de maneirismos. Entre outras coisas fez com que, por exemplo, os ricos brasileiros achassem que entendiam do assunto apenas porque tinham uma coletânea dos "sucessos" deles (Torna a Sorrento, Manhã de Carnaval) ou um CD da Caras onde um deles cantava com Bono ou qualquer outro idiota.

Ainda assim, que descanse em paz. Até que era uma figura simpática. Requiem aeternam dona eis etc etc.

Placeholder footer data here. Powered by Blogger!